Vacina para bebês a partir de dois meses está em falta em Cacoal

sergio 23 de agosto de 2017 0

A vacina Pentavalente, que é destinada para crianças a partir dos dois meses de vida, está faltando em Cacoal (RO), município a 480 quilômetros de Porto Velho. De acordo com a coordenadora de vigilância em saúde Ivani Gromann, não há previsão de quando a vacina será reposta e alerta aos pais para ficarem em contato com as Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Quando são enviadas, as doses não são suficientes para atender a toda a demanda. Ivani explica que essa realidade não é exclusiva de Cacoal, já que a falta da vacina está atingindo todo o Brasil, porque o Governo Federal está com dificuldades para encontrar matéria prima para produção do medicamento, e assim, para manter os estoques atualizados.

“Logo que o Ministério da Saúde tem um novo lote da vacina, ele encaminha para o Estado e as nossas regionais buscam essas vacinas em Porto Velho. Já em Cacoal, as UBSs são imediatamente abastecidas e essas vacinas ficam a disposição para atender a população”, explicou a coordenadora.

Segundo Ivani, neste momento não há vacina Pentavalente disponível em Cacoal, e nem previsão de quando as doses chegarão.

“O repasse é feito pelo Governo Federal, por isso dependemos deles. Mais os pais dessas crianças podem ficar tranquilos, pois as doses são garantidas e por mais que atrasem um pouco, antes que essas crianças completem um ano, com certeza serão imunizadas”, garantiu Ivani.

A vacina Pentavalente imuniza contra doenças como Difteria, Tétano, Coqueluche, Meningite e outras infecções causadas pelo Haemophilus influenza e tipo B e a Hepatite B.

Fonte: G1